Reservas e biomas

Biomas brasileiros

Caatinga:

Caatinga

É o único bioma exclusivamente, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 750.000 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

Amazônia:

Amazônia

É uma região na América do Sul, definida pela bacia do Rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o principal bioma do mundo, considerado o pulmão do planeta. A bacia hidrográfica da Amazônia tem muitos afluentes importantes como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, percorrendo outros países antes de adentrar em terras brasileiras.

Cerrado:

Cerrado

É um domínio do tipo savana que ocorre no Brasil e em partes do Paraguai. Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, patrimônio ameaçado pelo crescimento das monoculturas, como a soja, a pecuária extensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade marceneira e por frequentes queimadas, devidas tanto às altas temperaturas, quanto ao infortúnio do descuido humano.

Pantanal:

Pantanal

É um ecossistema com 250 mil km² de extensão, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Pampa:

Pampa

É um bioma ameaçado e caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas e plantas rasteiras, sendo encontradas algumas árvores e arbustos próximos a cursos d’água. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de três mil espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente 400 são gramíneas.

Mata Atlântica:

Mata Atlântica

É uma formação vegetal brasileira que alcançava até o Paraguai e Argentina. Acompanhava o litoral do país do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Em função do desmatamento, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta.

Reconhecendo o valor das árvores e animais brasileiros para a vida no planeta

Para estimular mundialmente a preservação ambiental, a UNESCO, órgão das Nações Unidas, passou a qualificar alguns espa¸os de rica biodiversidade como Reserva da Biosfera – título que garante que o ecossistema é vital para a sobrevivência de várias espécies do planeta Terra. No Brasil, nós temos os seguintes reservas:

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Mata Atlântica

Estende-se por mais de 5000 dos 8000 Km do litoral nacional, desde o Ceará ao Rio Grande do Sul, avançando mar afora englobando diversas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade e adentrando no interior de vários estados costeiros, bem como em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A Reserva em sua primeira fase incluía apenas algumas áreas isoladas nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. A adesão de órgãos ambientais, cientistas e comunidades de outros estados, fez com que a idéia evoluísse e outras 4 fases de ampliação foram apresentadas à UNESCO, colocando a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na escala do Bioma, envolvendo inicialmente 3, depois 5, logo após 8, em seguida 14 e hoje 15 estados brasileiros.

Reserva da Biosfera do Cerrado

Cerrado

Teve até o presente definidas pela UNESCO três fases que se situam em regiões do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. O bioma Cerrado, por força das formas de exploração agrícola e pecuária de forte impacto ambiental, e de baixa capacidade de geração de emprego e renda, já apresenta uma grande perda de sua diversidade biológica riquíssima, combinada a um conjunto de paisagens precioso, que precisa ser conservado.

Reserva da Biosfera da Caatinga

Caatinga

Criada em 2001, envolvendo 10 estados abrange uma área de 189.990 Km². Suas prioridades, além da conservação da rica bio-diversidade regional, são o com-bate à desertificação, a promoção de atividades susten-táveis (apicultura, turismo, artesanato, etc.), o estudo e a divulgação de dados sobre esses importantes ecossistemas. A Caatinga ocupa uma área de 734.478km² e é o único bioma tipicamente brasileiro. Sua biodiversidade também é única no mundo e sua vegetação diversificada inclui pelo menos 932 espécies, sendo 380 endêmicas, ou seja, exclusivas da Caatinga.

Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço

Serra do Espinhaço

Criada em 2005, para conservar os recursos biológicos, geomorfológicos e históricos da região de Minas Gerais. Com uma área de mais de 3.000.000 de hectares, abrange 53 municípios mineiros e 11 unidades de conservação. Abriga espécies como a canela-de-ema e as sempre-vivas. É uma área de transição de três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. As nascentes dos rios São Francisco, Doce e Jequitinhonha se encontram na reserva.

Reserva da Biosfera do Pantanal

Pantanal

Abrange os estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e pequena parcela de Goiás. Cobre a regiáo de abrangência do Pantanal Mato-Grossense e de áreas de influência das cabeceiras dos rios que estruturam o sistema hídrico da planície pantaneira. A Reserva da Biosfera trabalha para prover de sustentabilidade as atividades da pecuária que se pratica na região desde o Século XVIII, consideradas um fator importante para a conservação da biodiversidade do Pantanal.

Reserva da Biosfera da Amazônia Central

Amazônia Central

Está localizada na área do Projeto Corredor Ecológico Central da Amazônia, no interior do Estado do Amazonas. A Reserva tem por elemento estrutural de seus territórios o conjunto de Áreas Protegidas contínuas, formado pelo Parque Nacional do Jaú, pela Estação Ecológica de Anavilhanas, pelas Reservas Ecológicas do Rio Negro, Javari-Solimões e de Juami-Japurá, pela Reserva Biológica de Uatumã, pela Floresta Nacional de Tefé e pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá e Amanã, entre outras de menor extensão territorial.

Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo

Cinturão Verde de São Paulo

A UNESCO reconheceu a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, como parte integrante da RB da Mata Atlântica, mas com identidade própria dadas às peculiaridades do entorno de uma das maiores metrópoles do mundo. Além de São Paulo, a RB do Cinturão Verde envolve outros 71 municípios onde se concentram 10% de toda a população brasileira.